sábado, 27 de dezembro de 2008

os pequenos de uns são grandes de outros

Interessante como o problema alheio pode deixar os nossos menores, mais insignificantes. Eu não concordo muito com isso. Sempre que vejo uma história triste minhas persepções de prioridade se tornam menores e não comprar aquela roupa ou aquela sandália deixa de ser um problema. Mas o que incomoda continua incomodando.

Quando vejo a possibilidade de fazer meu trabalho e poder ajudar os outros ao mesmo tempo… não tem sensação melhor.

Hoje vi o Caldeirão do Huck. Um programa especial fim de ano em que ele ajudou uma família que tem 51 filhos no interior de Alagoas. Isso é o que gosto de fazer. Poder contar aos outros histórias de herois que estão vivos e fazendo o que podem. Como eu vou fazer isso? bem… Agora chegou o momento d’eu descobrir.

Como unir o que sei fazer com o que quero fazer e conseguir sobreviver disso? Adoraria se vc tivesse a resposta para isso, por favor me envie…

domingo, 21 de dezembro de 2008

Balanço de 2008

Qual roupa você vai usar em 2009? Qual a simpatia deste ano? Já encontrou o after party do natal certo? E a pessoa para o beijo da virada de ano? E o vinho? o espumante? Será o mesmo do ano anterior ou você apostará em algo novo? terá destilado? E os alimentos da ceia? A entrada… os convidados… os presentes… as lembrancinhas… A semana de folga e para isso as milhões de horas extras que precisa fazer para descansar um pouco. Isso sem contar que para descansar uma semana é necessário trabalhar pelo menos duas com jornada dobrada antes e pelo menos uma depois.

São tantas coisas que não conseguimos às vezes parar para conversar com os amigos ou pensar em como foi o seu ano. As coisas que deveriam ser importantes na vida, afinal, são delas que você se lembrará quando o presente for apenas uma lembrança de sua história; E os amigos seus únicos companheiros [incluso aqui a família]. Afinal, tem um livro que diz: “existem amigos que são mais próximos que irmãos”. rsrsrsrs…

Há cerca de um mês uma amiga me enviou um e-mail. Acho até que já falei sobre isso aqui. Mas é que depois disso, começei a ligar informações, e a pensar cada vez mais no assunto.

Olhando por um pensamento capitalista meu ano não poderia ser pior: fui demitida. ganho um salário ridículo para trabalhar o triplo para o qual fui contratada. Três pessoas em quem confiava traíram minha confiança e por isso aprendi que fazer meu trabalho para ajudar o outro é a melhor forma de morrer cedo e se tornar o bombril não valorizado.

Olhando pra mim, 2008 foi um ano que terminou bem. Vi que tudo o que tenho [o que significa nada] consegui por mim e não pelos outros. Coisa que até 2007 não era possível. Voltei ao peso que queria. Tive oportunidades de aprender coisas maravilhosas – aquele tipo de coisa que aparece em sua vida apenas uma vez, para mimapareceram 4 vezes. Também aprendi a viver com menos do que ganho. Reaprendi a olhar a cidade e entender porque amo tanto a vida urbana.

Atravessar o centro de BH durante a noite à pé é uma experiência que sempre que se repete você percebe algo novo. nunca é a mesma coisa e isso é interessante.

Também voltei a conviver mais com a diversidade brasileira e isso é algo magnífico. O aprendizado, a chance de ver pessoas que tem feito a diferença e ajudado a mudar o local em que vivem. A chance de poder mostrar isso às pessoas e assim incentivar outras a fazer o mesmo é fantástico.

Acredito também que cresci mais como ser humano e vejo que tenho tentado agir mais dentro do que acredito ser o certo independente do que os outros pensem.

Esse foi um ponto muito importante para mim este ano. Deixar meu eu aparecer independente de onde ou com quem eu estou ‘set me free’. Fiquei mais leve. não que eu vá explicar o que isso signifique ou parar para falar sobre o assunto. Compreendi que se tenho uma visão tão diferente de algumas coisas é porque eu sou assim: maluca, doida demais ou muito careta. Os pontos de vista variam. E quem disse que eu esperava que eles fossem iguais? Assim como o que você achou do meu saldo. Para mim foi o melhor dos últimos anos e há tempos eu não me sentia mais leve como agora. Claro que ainda existe muito o que trabalhar e muito o que descobrir e mudar para que eu consiga atingir a meta para uma boa qualidade de vida segundo a  WHO:

- alimentação saudável

- família / amigos

- atividade física

- vida sexual resolvida

Não espero conseguir tudo isso em 2009, ou em 2010. Mas sei, ou melhor, acho, que tenho tempo para pelo menos descobrir o que quero ser. Ou como realizar meus sonhos e continuar trabalhando com o que amo. Melhor do que isso: como unir os dois.

 

O Último Sortilégio - Fernando Pessoa

"Já repeti o antigo encantamento,
E a grande Deusa aos olhos se negou.
Já repeti, nas pausas do amplo vento,
As orações cuja alma é um ser fecundo.
Nada me o abismo deu ou o céu mostrou.
Só o vento volta onde estou toda e só,
E tudo dorme no confuso mundo.
"Outrora meu condão fadava, as sarças
E a minha evocação do solo erguia
Presenças concentradas das que esparsas
Dormem nas formas naturais das coisas.
Outrora a minha voz acontecia.
Fadas e elfos, se eu chamasse, via.
E as folhas da floresta eram lustrosas.
"Minha varinha, com que da vontade
Falava às existências essenciais,
Já não conhece a minha realidade.
Já, se o círculo traço, não há nada.
Murmura o vento alheio extintos ais,
E ao luar que sobe além dos matagais
Não sou mais do que os bosques ou a estrada.
"Já me falece o dom com que me amavam.
Já me não torno a forma e o fim da vida
A quantos que, buscando-os, me buscavam.
Já, praia, o mar dos braços não me inunda.
Nem já me vejo ao sol saudado ergUida,
Ou, em êxtase mágico perdida,
Ao luar, à boca da caverna funda.
"Já as sacras potências infernais,
Que, dormentes sem deuses nem destino,
À substância das coisas são iguais,
Não ouvem minha voz ou os nomes seus.
A música partiu-se do meu hino.
Já meu furor astral não é divino
Nem meu corpo pensado é já um deus.
"E as longínquas deidades do atro poço,
Que tantas vezes, pálida, evoquei
Com a raiva de amar em alvoroço,
lnevocadas hoje ante mim estão.
Como, sem que as amasse, eu as chamei,
Agora, que não amo, as tenho, e sei
Que meu vendido ser consumirão.
"Tu, porém, Sol, cujo ouro me foi presa,
Tu, Lua, cuja prata converti,
Se já não podeis dar-me essa beleza
Que tantas vezes tive por querer,
Ao menos meu ser findo dividi
Meu ser essencial se perca em si,
Só meu corpo sem mim fique alma e ser!
"Converta-me a minha última magia
Numa estátua de mim em corpo vivo!
Morra quem sou, mas quem me fiz e havia,
Anônima presença que se beija,
Carne do meu abstrato amor cativo,
Seja a morte de mim em que revivo;
E tal qual fui, não sendo nada, eu seja!"

O Releituras, com essa poesia, junta-se àqueles que comemoram a passagem dos 120 anos do nascimento do autor (1888-2008).

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Feliz Ano Novo
Glückliches Neues Jahr
Nytar
Feliz Año Nuevo
Felicigan Novan Jaron
Heureuse Nouvelle Année
Feliz Aninovo
Shaná Tová
Happy New Year
Felice Nuovo Anno
Akemashite Omedetou Gozaimasu

Atitude

A partir de 19/12 no Atitude tira o site do ar para uma reformulação e nasce o blog da Dani, o blog da Redação e uma área só para você assistir aos programas antigos.

acesse: www.programaatitude.com.br

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

take a risk, take a chance... make your life happens...

Há algum tempo tenho acompanhado a história de uma pessoa que optou por não morrer.
cerca de 10 anos atrás ela começou hemodiálise à espera de um rim. O dodor não apareceu. E já há dois anos os médicos avisaram que nem um doador ajudaria. Ela iria partir em breve. De lá para cá internações sao constantes. Já foram duas cirurgias cardíacas. Uma infecção hospitalar generalizada e várias contas de telefone altíssímas já que toda vez que eka chega ao hospital os médicos não dão 24 horas de vida. E uma semana depois lá está ela. Sem os cuidados necessários, tendo que fazer as coisas dentro de casa, preocupada com os filhos e o marido.
Nos últimos 4 dias foram 5 paradas cardíacas. Na terceira a equipe médica demorou 15 minutos para conseguir trazê-la de volta.
Hoje, novos problemas: o hospitaa em que ela está não tem máqiona para fazer hemodiálise e ela está no CTI. Outro obstáculo que com certeza ela vencerá.
Afinal, são poucas as pessoas que dizem que viram uma luz mas preferiram não ir até ela. Que disse que quando vê a morte avisa que ela pode virar e ir embora porquêainda há muito o que fazer.
Exstem pessoas, e eu não posso me excluir, que quando chegam os problemas, as dificuldades em aceitar mudanças que pensam em tirar a própria vida.
Um dia, entrevistando uma pessoa que vai a presídios há 15 anos que disse que detro das penitenciárias é possível ver muito mais o amor das pessoas por Deus do que dentro da igreja.

É a questão de satisfação que nunca se preenche. Faz parte do ser humano. É assim e pronto! rs...
E pela perseverança. Por se manter em pé quando todos consideram impossível. Por ver a vida nos pequenos detalhes do dia-a-dia e não em quanto tem na conta bancária. Em ter filhos aduktos e bem situados na vida. A ter um companheiro de longos anos. E sempre, mesmo dentro de um CTI ou sem forças para sair da cama ela continua brincadeira Á mulher que vence a morte há anosm

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Amo natal mas resolvi entrar em greve

Esta postagem merece um video ou algo assim e por isso, quando terminar de escrevê-la colocarei algo do tipo.
Este ano resolvi virar o Grinch e ser contra o Natal. Dingolbel ainda é mto legal. E as musiquinhas cantadas pela turma da Disney continuam sendo o máximo. Mas ficar o dobro no tempo pq tá todo mundo na rua comprando presente não dá! 
ESTAMOS EM CRISE!!!!!
Hoje, saí 40min antes do horário que sairia para estar em um lugar se não fosse o fato de eu ter ficado quase o dobro do tempo encima de um viaduto que me levava ao centro da cidade. Quase tive um treco. Aí desci e andei dois quarteirões em meio à milhares de pessoas, que não sei como, cabiam na pça 7 para pegar outro ônibus. Final da história: 5 min de atraso e um taxi para apressar a chegada.1
Por isso greve! acabem com o consumismo. Já que não estão comprando saiam das ruas! fiquem em casa e aproveitem para investirem seus rendimentos em aplicações, f'érias, imóveis... qq coisa que deixe a rua livre, afinal não é todo o mundo que está de férias.

Filme: Ensinando a viver

peguei esse filme na locadora esses dias entre outros 6. Dos 5 primeiros, dois já havia tentado ver, mas de tão ruim, não tinha conseguido e continuo assim. Só que agora estou um pouco mais a frente em um deles. rs...
O sexto que eu vi foi o melhor: uma criança que ensina um adulto a viver. A história não é bem essa que senão seria o maior de todos os clichês. Mas a forma como tudo é construído e como precisamos entender que crianças são seres estranhos ao mundo em que vivemos e que se não forem guiadas se perderão sim. Um filme com uma lição linda. Uma direção muito bacana. Só não é melhor do que o roteiro e a interpretação do menino, que agora não me vem o nome, mas como me disseram 'deveria ter recebido um Oscar'.
Caso tenha duas horinhas livre e esteja afim de um programa que a deixe bem humorada e pensativa pode ir quente. Crianças são permitidas. por mais que não acredite que te farão companhia nessa jornada. rs...

PS: não sabia que Vicky Cristina Barcelona era do Woody A. O q pra mim é algo mto interessante uma vez que durante o filme eu pensei: 'isso é a cara do W.A.'; 'Esse filme é a desculpa de W.A. para mostrar pq casou com a filha'. Aí, tô eu recomendando o filme a uma amiga que me diz: 'eu não gosto de W.A.'. 
Estranho quando cai a ficha de algo que estava na sua frente o tempo todo o vc não percebia. rs...  

num liga, num recebe num envia mensagem. Só manda a conta

A operadora de telefonia Oi resolveu transformar todos os seus clientes em 'ligadores'. 
Essa é a única explicação que encontrei para responder às seguintes questões: pq eu não recebo ligações e só mensagens de 'Oi ligou'? E isso horas depois da ligação? Pq eu ligo para o telefone que está ao meu lado e dá sinal de ocupado se eu vejo que não tem ninguém na linha? Pq minhas mensagens não chegam? Para que possamos retornar a todos que nos ligaram. E quando o 'Oi Ligou' dispara e resolve enviar uma série de mensagens de que o número X ligou e isso nunca aconteceu? Para vc ligar mais e mais e começar 2009 devendo até o salário do próximo dezembro para a empresa. Não acredito em outra explicação. Será que existe alguma? No site da oi não consta nenhuma. reclamações de clientes insatisfeitos estão em todos os lugares. De Oiapoque à Pátio Savassi. Só a Anatel que não se pronuncia sobre a queda da qualidade de atendimento das empresas que tem deixado os clientes cada dia mais de lado.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Vicky Cristina Barcelona

Estava doida pra ver esse filme. primeiro os atores, depois o nome que me chama muita atenção. Aí, se não sobrasse mais nada um dia entrei dentro da sala e vi 15 minutos dele. Amei. Sabia que precisava vê-lo todo. Tem tudo o que gosto: parece blockbuster mas tem cara de filme europeu. Mas no final o que mais gostei foi de como conseguiram passar uma mensagem tão simples de uma forma diferente. Inovadora seria impossível.
E isso me fez pensar nas barcelonas que abandono sempre que vem o frio na barriga. Na Cristina e na Vicky que vivem dentro de mim. Se fosse o bom senso de uma e a vontade de se deixar levar pela vida da outra eu seria o equilibrio em pessoa, mas não. Tenho a procura insaciável pelo que não sei o que é e portanto uma insatisfação constante. Somado a isso entra o medo de me machucar e por isso preferir ater-me ao plano como se Barcelona nunca tivesse existido. Ou fosse um sonho. O problema é até que ponto uma pessoa vive assim? O que acontece quando chega o ponto final? Existe tempo para mudanças? Quando saber se estou embarcando para Barcelona ou Paraguay?

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

mer

taxi na Antonio Carlos é tão raro qto encontrar uma promoção de verdade. Mesmo que seja em bazar ou coisas do tipo. devo ter andado uns 3km até desistir e ir até o aeroporto a pé para pegar um. quase não passa e quando passa nao param. ótimo. uma maga.