segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Adeus ano velho

Em 11 dias o ano termina e adoraria dizer que meus problemas também. Mas não. Esses continuarão a me adormentar por boa parte da minha vida ( se tiver sorte e o analista for bom).

2010 foi o ano da espera e do ócio principalmente. Optei por deixá-lo passar. Ver onde as ondas iam me levar e quer saber: esse negócio de ir com a maré é a maior furada. Se você não morrer na praia, morrerá afogada. Qual o meu caso? ainda não descobri e espero encontrar um barquinho pra pular antes.
Saindo dessa análise mais do que chata e obrigatória do que foi o ano que passou, gostaria de deixar registrado o quão chato é entrar de férias no fim do ano. Se já é uma época de trabalho dobrado, imagine ao ficar 30 dias fora. Dizer que estou fudida é pouco. Os ho ho hos natalinos ainda não badalaram em mim. Estou mais para o Grinch.

Não quero saber de Natal. estou cansada. Quero uma rede e um galão de caipirinha para beber. Não quero chegar de viagem ( sim, minha família mora no interior) e ir para o supermercado lotado de pessoas brigar pelo último peru, pela garrafa de vinho barata e comprar aquela maldita lembrancinha para o amigo oculto que demora 3 horas para acabar. Em seguida é chegar em casa e ir para a cozinha. Enquanto o peru marina e a sobremesa gela, ou assa, eu vou pra pia. Afinal, quando os convidados chegarem é preciso que a casa esteja um 'brio'. Se tiver sorte, lavarei as louças antes do peru ficar pronto. Aí é dar uma ajeitada na casa, brigar com todos que deixaram suas malas espalhadas pela casa e montar o restante da decoração de natalina.

Sem demoras que a cozinha te aguardo. Prepare o tutu, arroz, farofa e a salada que ninguém como mas é obrigatória. Sirva castanhas, frutas secas e outros belisquetes com os quais a família será obrigada a conviver até meia noite e corra para o banho, pois os convidados estão chegando.

Chega todo mundo com um sorriso no rosto e presentes nas mãos. Eu estou com as mãos fedendo alho, pois não há perfume francês que desfarce o cheiro.

Rola os cumprimentos, o "quanto tempo, hein?" só pra alfinetar que você sumiu. Vocês conversam sobre o tempo, a vizinha safada, o desconhecido que teve uma morte trágica recentemente. Na verdade, eles, pois você está pegando parte das conversas enquanto se desdobra entre a cozinha e a sala. Alguém relembra que antigamente, quando as crianças ainda eram crianças que alguém vestia de papai noel e todos riem. Isso sem uma gota de álcool por que para o vovô a família dele é modelo e ninguém bebe, fuma ou fode. Sorte que o vinho barato está na cozinha e todos na sala.

Quando o relógio marca 10 da noite as pessoas já avisam que tem outra ceia e que o ideal é servir agora. Mas o que todos estão realmente pensando é que mais de 3 horas com a família toda reunida só pode dar merda. É feita a ceia, meu avô agradece pela família maravilhosa e unida que ele tem. As bricadeiras de amigo oculto começam e junto algumas alfinetadas que renderão anos a fio. Sorte que já é quase meia noite e aí todos se vão. Bem... quase todos. Ainda tenho a louça pós ceia para você (eu) lavar.

A festa pós ceia que tanto planejei ir? Onde já estava programado beber pra ficar igual um gambá? Pra essa já não tenho pique. Nem para chegar até a cama. Me desfaleço no sofá e acordo quando alguém abre a porta trazendo o nascer do sol pra perto de mim e dizendo que foi a festa mais louca que já foi na última semana.


Pra piorar, por que poço não tem fundo, é que dia 25 de dezembro e tudo está fechado. Nada mais justo já que somos todos filhos de deus. Até os ateus. Aí você boda na frente da TV que também dispensou suas equipes e colocou só porcaria pra ser exibida e torce para dia 26 chegar rápido.

O alívio é saber que você terá 365 dias de descanso até o próximo.

Agora pergunto: por que não posso fazer uma roda de viola. Muita cerveja, refrigerante, suco, vinho, linguicinhas, mandioca, batata, tudo frito. Vários amigos e o direito de usar pratos e copos descartáveis??? Isso tira o glamour da noite?
Não entendo o conceito de glamour que os outros tem. Pra mim glamour é tempo livre e bem gasto com as pessoas que amo e não ficar na cozinha enquanto todos conversam na sala.
Por isso, eu sou o Grinch.

PS: eu me dou bem com minha família (quase todos). Só não tô com saco pra ter todos reunidos em um remake de American Dream.

Nenhum comentário:

Postar um comentário