domingo, 15 de janeiro de 2012

BBB12 possível crime e a tentativa da emissora de esconder

Possível estupro era o ingrediente que faltava para aumento de audiência do BBB 12 que estreou em baixa. Só essa explicação para entender a resposta de Boninho ao vídeo exibido na madrugada de sábado para domingo que mostra integrante da casa "acariciando" colega desacordada.
Afinal, se não houve crime, se o sexo foi consensual como afirma a direção do programa, por que as imagens foram retiradas na manhã seguinte ao ocorrido do site globo.com e no princípio da tarde do canal de vídeos Youtube (que informou ter retirado os vídeos a pedido da emissora)?
Não sou advogada, não sei se o ministério púbico pode tomar alguma atitude, mas existem motivos para ele ser processado e expulso da casa. Se não por estupro ou tentativa, as imagens mostram claramente que Daniel fez mais do que disse ter feito aos colegas. E por isso ele já pode ser processado pela garota por calúnia e perjúrio. Me pergunto se a empresa também não pode ser co-autora de um possível crime, se tem em seu poder imagens que poderiam ajudar Monique a se lembrar ou saber o que aconteceu.
Estupro no namoro, como é popularmente conhecido, é mais comum do que mostram os índices indicam pesquisas no Brasil e exterior. E como ele acontece? Com o outro desacordado ou altamente drogado. Na década de 1970, quando o sedativo Rohypnol começou a ser vendido no mercado e rapidamente misturado em bebidas.
Não houve sedativo e sim muito álcool. E isso modifica o que aconteceu na última madrugada? As imagens mostram que não houve trocas de carícias, pois Monique estava imóvel. Boninho disse que "as imagens não eram claras o bastante" e chamou a garota para prestar esclarecimentos. Como dizer a verdade do que se desconhece? Por que não mostra-la as imagens e deixa-la decidir se o que ali está implícito é o que ela se lembra?
Uma TV aberta tem responsabilidades com seu público. Será que a TV Globo esqueceu que ela tem concessões de canais de televisão dada pelo governo? Vivemos sim em um país de impunidades nos mais diversos setores da economia, mas tentar colocar panos quentes sobre esse acontecimento não é o mesmo que afirmar às milhares de adolescentes que sofrem o "estupro no namoro"ou roofie que o que aconteceu foi culpa delas e não crime?
Se fosse a filha de Boninho naquele quarto a reação dele seria a mesma? Ele ainda estaria na figura de protetor de seus personagens?
A hashtag #Danielexpulso está entre as 10 mais populares no Twitter Brasil e em alguns momentos aparece entre as 10 do mundo desde a manhã de hoje e não parece estar perdendo forças. Se lá fora ministros perdem cargos públicos por assédio sexual, aqui a maior emissora de TV aberta do país tenta abafar um possível crime.
Pelo menos a população parece saber o que é crime e pede por punição. Mas vamos ficar só nisso?

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que quem deve decidir sobre denunciar ou não é a própria participante que diga-se de passagem aceitou e fez por onde participar desse tipo de programa medíocre. Acho que criar esse tipo de polêmica só traz mais audiência para a dona do Brasil, TV Globo, que sempre fez o que bem entendeu e nunca deu explicações a ninguém. A melhor forma de parar com esse tipo de coisa é desligando a TV e nos ocupando com coisas mais importantes. Quanto ao crime, fica a cargo do MP e das instituições competentes, provar processar e punir os envolvidos.

Postar um comentário