quinta-feira, 8 de março de 2012

#WTF

Comemorar o dia da mulher é igual a poesia: "roses are red, violets are blue and I love you". Não tem o menor sentido. Importante é comemorar e discutir sobre o papel da mulher na sociedade, a evolução de seus direitos e deveres, o respeito ao outro. Ao invés disso, leio milhares de poesias, frases e homenagens dizendo como você, mulher, é essencial, querida, amada.
Só que palavras continuam sendo palavras enquanto não são transformadas em atos. Quero viver o dia em que uma mulher ser presidente de uma grande empresa não seja notícia. O dia em que a mulher possa optar por ser dona de casa sem sofrer preconceito da mesma forma que também poderá exercer o direito de não ser mãe. E se me permite sonhar, viver sem ser abusada pelo parceiro, irmão ou pai.
A sociedade está longe de aceitar as escolhas não tradicionais do outro. Talvez mudar a data de nome seja o que precisamos para que, talvez, as pessoas entendam que esse dia foi criado para relembrar os sacrifícios necessários para que tivéssemos a possibilidade de exercemos nossa liberdade.
O dia da mulher deveria se transformar em dia da consciência sobre a mulher.
Quem sabe assim, ao invés de ler sobre a mulher que montou uma grande empresa ou decidiu viajar o Brasil ao lado de 3 amigas, possamos ler sobre o que realmente é importante para o sexo frágil: conseguir igualdade de direitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário